Os Indicadores recém divulgados pelo IBGE, Fundação Seade/Dieese e Ministério do Trabalho, sinalizam claramente, a inexorável decadência sócio-econômica dos municípios da Grande São Paulo, que não conseguirem identificar e desenvolver sua vocação.
O acentuado êxodo industrial e o desenvolvimento da automação, somente em junho passado, cortaram 41.000 empregos industriais na Grande São Paulo. Nesse mesmo mês, o índice de desemprego foi de 17%, cerca de 70% maior que a média das 6 principais regiões metropolitanas. Esses dados evidenciam que a substituição dos empregos industriais por empregos de serviços é, e continuará sendo, privilégio de pouquíssimos municípios.
No caso de Jandira - município com quase 20% de seu território classificado como ZUPI 1 e sem nenhuma infra-estrutura de serviços - a ASSIJA tem alertado os Poderes Públicos para a urgente necessidade de um plano de desenvolvimento industrial, que incentive a permanência e o desenvolvimento do parque industrial existente, gerando um pólo de atração para novos investimentos.
A ASSIJA acredita que Jandira pode ter um futuro sócio-econômico promissor. Para isso, é necessário que os Poderes Públicos passem a dar assistência ao desenvolvimento e a geração de empregos, renda e riqueza, para evitar a futura necessidade de um assistencialismo insustentável.